data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Matéria atualizada em 4 de maio de 2021, às 14h36min
Com a chegada de mais doses, o grupo prioritário das pessoas com comorbidades vai começar a ser vacinado em Santa Maria. O "Dia D" será nesta terça-feira para parte das pessoas que fazem hemodiálise. A primeira ação é reduzida, e os pacientes renais vão ser imunizados quando tiverem hemodiálise marcadas nas clínicas renais. A sequência será na quinta-feira e no sábado, de acordo com os subgrupos.
Quem pode tomar vacina para grupos de comorbidades nesta quinta e sábado em Santa Maria
Nesta terça, as doses serão encaminhadas para as clínica renais (na Casa de Saúde e no Hospital de Caridade) e estarão disponíveis a partir das 13h30min conforme a organização do local com os pacientes. Segundo a prefeitura, o objetivo é garantir melhor acolhimento e mais segurança aos pacientes durante a verificação dos documentos que comprovarão a doença.
CRONOGRAMA
Comorbidades - Fase 1
Pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise
- 18 anos ou mais
- Dispensação para a Clínica Renal a partir desta terça-feira (4), às 13h30min, com vacinação conforme organização do local e contato com os pacientes
- Comprovações junto à clínica
Pessoas com comorbidades (entre 50 e 59 anos)
- Quando - Quinta-feira, das 8h ao meio-dia
- Locais
Clube Dores (para pedestres) - 1.000 doses
Shopping Praça Nova (para pessoas em veículos) - 1.000 doses - Subgrupos - Obesidade mórbida (IMC maior que 40), diabetes, cirrose hepática, anemia falciforme e imunossupressão (transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, pessoas vivendo com HIV/Aids, doenças reumáticas, demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses, neoplasias hematológicas)
- Comprovação - Declaração de morbidade e documento comprobatório (de até 3 anos) conforme a doença em duas vias (xerox)
Pessoas com comorbidades (entre 50 e 59 anos)
- Quando - Sábado, das 8h ao meio-dia
- Locais
Clube Dores (para pedestres) - 1.000 doses
Shopping Praça Nova (para pessoas em veículos) - 1.000 doses - Subgrupos - Pneumopatias crônicas graves (doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave), hipertensão arterial resistente, doenças cardiovasculares e doença cerebrovascular
- Comprovação - Declaração de morbidade e documento comprobatório (de até 3 anos) conforme a doença em duas vias (xerox)
Pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC)
De 54 a 59 anos
- Após levantamento das regiões de moradia, conforme cadastro junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, será agendada data para a vacinação
A orientação do Ministério da Saúde é a apresentação de um comprovante, como receita médica, laudo de exame ou qualquer outro documento comprobatório junto com uma declaração. Todos os documentos terão de ser baixados, preenchidos e entregues em duas vias.
Os comprovantes aceitos para cada comorbidades constam na declaração (baixe aqui). A validade dos documentos é variável, uma vez que muitos diagnósticos são permanentes.
TIRA-DÚVIDAS
- Telefone: (55) 3025-9724, (55) 3025-9727 e (55) 3025-9750
- WhatsApp: (55) 9 99417717 e (55) 9 9608-9860
- Chat online
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
- Terça-feira - 8h às 12h
- Quarta-feira - 8h às 12h
- Quinta-feira - 8h às 18h
- Sexta-feira - 8h às 18h
OUTROS GRUPOS
A vacinação destinada a gestantes e puérperas com comorbidade e a pessoas com síndrome de down depende da definição dos locais. Segundo a prefeitura, um levantamento junto à Secretaria de Desenvolvimento Social é feito para efetivar a imunização em pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Novas ações serão divulgadas nos próximos dias.
Mortes de idosos a partir de 80 anos atingem menor proporção após início da vacinação
PRÓXIMAS AÇÕES
Idosos seguem com aplicação de primeira dose no município. Nesta segunda-feria, 52 pessoas com 60 anos ou mais receberam a primeira dose no distrito de Santa Flora. Em Santo Antão, foram 20 idosos com 64 anos ou mais que receberam a dose de reforço. Mais ações para a segunda dose nos distritos estão confirmadas para esta semana.